30 de nov. de 2008

DICAS DE ESPANHOL: DIÁLOGO FORMAL E INFORMAL

Quantos problemas traz o estudo do espanhol para o falante de português quanto a diálogo formal e informal se refere!
Mas não deveria ser uma dificuldade, já que o português tambêm utiliza estas estruturas.

Um diálogo formal:
- ¡Buen día!
- ¡Buenos días! ¿Cómo está usted?
- Bien, gracias. ¿Y usted?
- Muy bien, gracias.

Um diálogo informal:
- ¡Cuánta gente! ¿Dónde nos vamos a sentar?
- Hay una mesa libre allá en el rincón.
- ¿Qué vas a pedir?
- Me parece que voy a pedir una ensalada y después carne con papas. ¿Y vos?
- Lo mismo. Voy a tomar una gaseosa también. Tengo sed.

Como podes ver, para a conversação formal usamos "usted" e para a conversação informal usamos "" e "vos". É como se "usted" significasse: o senhor ou a senhora; "": tu (português); "vos": você (brasileiro).
A Real Academia Espanhola (máxima autoridade quanto ao idioma espanhol) aceita todas as formas:
¿ tienes sed?; ¿Vos tenés sed?; ¿Usted tiene sed?;
para falar com alguém em segunda pessoa.

Só mais uma reflexão. Eu mesmo era inflexível com meus alunos quanto a registro formal ou informal. Até que uma vez assisti ao mesmo tempo dois seriados colombianos, muito bons, sem dúvida. Em um deles, ambientado no sul da Colombia, só utilizavam "vos", incluso com desconhecidos. No outro, situado no centro, perto de Bogotá, só utilizavam "usted" para falar com outros, incluso entre amigos.

Por isso, parei de "rasgar mis vestiduras": A língua é viva e muda conforme a pessoa que a utiliza.

Veja mais em: Espanhol Pod, curso de espanhol on line com mp3, para ouvir, falar, ler e escrever.

28 de nov. de 2008

Juan Ramón Jiménez (1881 - 1958) "Platero y yo"

Nesta postagem vou compartilhar com vocês um texto, quase uma poesia, que aprendi de cor na pre-escola e que lembro até hoje. É fácil, divertido e não leva muito tempo: "Platero y yo", o burro Platero, de Juan Ramón Jiménez (1881-1958), poeta espanhol.
"Platero es pequeño, peludo, suave; tan blando por fuera, que parece todo de algodón, que no lleva huesos. Sólo los espejos de azabache de sus ojos son duros como dos escarabajos de cristal negro.
Lo dejo suelto y se va al prado, y acaricia ligeramente con su hocico las florecillas rosas, celestes y amarillas... Lo llamo dulcemente: "¿Platero?", y viene a mí con un trotecillo alegre que parece que se ríe...
Come cuanto le doy. Le gustan las naranjas mandarinas, las uvas moscateles, todas de ámbar, los higos morados, con su cristalina gotita de miel... Es tierno y mimoso igual que un niño, que una niña...; pero fuerte y seco por dentro, como piedra. Cuando paseo sobre él, los domingos, por las últimas callejas del pueblo, los hombres del campo, vestidos de limpio y lentos, se quedan mirándolo:
- Tien' asero.
Tiene acero. Acero y plata de luna, al mismo tiempo.
Cuando ya de noche, vuelve Platero del campo con su blanda carga de ramas de pino para el horno, su paso es menudo, como el de la señorita del circo en el alambre, fino, juguetón... Parece que no anda. En punta las orejas, parece un caracol debajo de su casa...
Y en el campo, que va ya a diciembre, la tierna humildad del burro cargado empieza, como el año pasado, a parecer divina..."

FOLHETO CULTURAL - VIAGEM PELA ARGENTINA II


A movimentada vida de Buenos Aires atrai os viajantes de todas as partes do mundo. As ruas, os parques, os cafés e as férias dão-lhe um atrativo singular. Tal é o caso do bairro de La Recoleta, onde concentram-se, em torno de uma grande praça, cafeterias, bares e restaurantes, uma igreja, um famoso cemitério e diferentes representações pictóricas, musicais e artesanais. O "portenho" desfruta de sentar para conversar com um amigo, de tomar um bom café ou de entrar em alguma das muitas livrarias que tem na cidade.
O portenho sente placer em andar pelas arborizadas ruas de San Isidro, pelo Gran Buenos Aires, em praticar esportes náuticos pelo Río de la Plata ou pelo Tigre, ou em comer um bom bife com batatas fritas. Mas tambêm desfruta de ouvir um tango, ritmo que nasceu a finais do século XIX, inicialmente rejeitado pelas classes altas e, hoje, máximo expoente da música argentina. "El tango, esa diablura, los atareados años desafía. El tango crea un turbio pasado irreal que, de algún modo, es cierto. Un recuerdo imposible de haber muerto peleando en una esquina del suburbio." Jorge Luis Borges. (O tango, esse capeta, os atarefados anos desafia. O tango cria um movimentado passado irreal que, de alguma maneira, é verdadeiro. Uma lembrança impossível de ser morto brigando em uma esquina do subúrbio).

Veja mais em: Espanhol Pod, curso de espanhol on line com mp3, para ouvir, falar, ler e escrever.

FOLHETO CULTURAL - VIAGEM PELA ARGENTINA


À chegada dos conquistadores, diferentes tribus indígenas povoavam o atual território argentino. Isto levou a muitos confrontos que deram lugar a intermináveis sublevações e lutas.
Durante a conquista da região, Juan Díaz de Solís descubriu o estuário alimentado pela boca dos rios Paraná e Uruguai, hoje chamado Rio de la Plata. Anos mais tarde, Magallanes, ao navegar pela beira da Patagônia, descubriu o tão desejado passo de comunicação entre os océanos Pacífico e Atlântico.
Depois de muitos assentamentos foi fundada o forte Nossa Senhora de Santa Maria "del Buen Aire" - atual Buenos Aires - mas houve ressistências, confrontos e disputas até a proclamação da Independência, em 1810.
Os anos seguintes à emancipação foram uma combinação de prosperidade econômica e caos político. Argentina viveu diversas lutas cíveis, guerras em contra dos seus vizinhos e governos instáveis.
A meiados do século xx, surgiu uma figura popular da classe trabalhadora, Juan Domingo Perón, que adoptou uma política dura e autoritária, suavizada pela presença de sua esposa, Eva Duarte.
Através de grandes reformas sociais, Evita ganhou a simpatia do povo e transformou-se num mito que transcende até hoje. Tem sido, inclusive, matéria de vários filmes.
Na sua geografia, Argentina tem um extenso e diverso território. Seu clima vai de um frio intenso e neves permanentes até um calor insuportável.
Mas falemos da sua capital, Buenos Aires, que com ares europeus se construiu à beira do Rio de la Plata.

O ESPANHOL E O TANGO EM BUENOS AIRES

*************************
O TANGO
*************************
Em torno de 1880, em Buenos Aires, capital da Argentina, imigrantes da Europa e da África se reuníam em bares e botecos em busca de umas taças e um pouco de companhia, e de suas dificuldades nasceu o tango. A música e a dança se inspiravam fortemente em muitas nações de imigrantes. Da África chegavam os ritmos impiedosos dos tambores dos escravos. Das pampas da Argentina chegava a influência da "milonga" - música que combinava os rítmos indígenas com música espanhola antiga. O tango fala de uma existência fatal, onde a dor e a pena são o destino esperado. Foi Carlos Gardel o máximo expoente do tango argentino no mundo. Em 1915 o tango ficou de moda na Europa e de repente os americanos o dançavam. Algumas mulheres americanas começaram a usar "protetores" contra as frições muito íntimas dos seus parceiros.

Faça click aqui: Espanhol Pod, curso de espanhol on line com mp3, para ouvir, falar, ler e escrever.

27 de nov. de 2008

APRENDA ESPANHOL EM BUENOS AIRES


================================
"BUENOS AIRES, LA REINA DEL PLATA"
================================
***** Buenos Aires *****
É uma cidade muito grande, mas não sei exatamente quantos habitantes ela tem; uns doze milhões. É uma cidade muito cara, carérrima, tão cara quanto Alemania e Holanda. Os seus habitantes têm que trabalhar em dois ou três serviços. As pessoas não se comunicam e o trânsito é terrível.
A região central é mágica como o Tango. Recoleta é a região mais bonita; lá está o museu de Belas Artes, o cemitério, a Igreja "del Pilar" e tem muitos artistas de rua.
O Rio de la Plata está poluído, muito poluído.
Na Argentina moram 40 milhões de pessoas.