28 de nov. de 2008

FOLHETO CULTURAL - VIAGEM PELA ARGENTINA


À chegada dos conquistadores, diferentes tribus indígenas povoavam o atual território argentino. Isto levou a muitos confrontos que deram lugar a intermináveis sublevações e lutas.
Durante a conquista da região, Juan Díaz de Solís descubriu o estuário alimentado pela boca dos rios Paraná e Uruguai, hoje chamado Rio de la Plata. Anos mais tarde, Magallanes, ao navegar pela beira da Patagônia, descubriu o tão desejado passo de comunicação entre os océanos Pacífico e Atlântico.
Depois de muitos assentamentos foi fundada o forte Nossa Senhora de Santa Maria "del Buen Aire" - atual Buenos Aires - mas houve ressistências, confrontos e disputas até a proclamação da Independência, em 1810.
Os anos seguintes à emancipação foram uma combinação de prosperidade econômica e caos político. Argentina viveu diversas lutas cíveis, guerras em contra dos seus vizinhos e governos instáveis.
A meiados do século xx, surgiu uma figura popular da classe trabalhadora, Juan Domingo Perón, que adoptou uma política dura e autoritária, suavizada pela presença de sua esposa, Eva Duarte.
Através de grandes reformas sociais, Evita ganhou a simpatia do povo e transformou-se num mito que transcende até hoje. Tem sido, inclusive, matéria de vários filmes.
Na sua geografia, Argentina tem um extenso e diverso território. Seu clima vai de um frio intenso e neves permanentes até um calor insuportável.
Mas falemos da sua capital, Buenos Aires, que com ares europeus se construiu à beira do Rio de la Plata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário